Ouvir 3Rw = RADIANTE RECREIO rádio web

Ronaldo de Nazareth

                  GUARANI , o único campeão brasileiro do interior de estado

               por  Ronaldo de Nazareth 




      Fundado em 02 de abril de 1911, o Guarani de Campinas foi campeão Brasileiro em 1978, no campeonato que teve nada mais nada menos que 74 participantes divididos em 6 grupos sendo 2 grupos com 13 equipes e 4 grupos com 12.

       Um fato curioso neste campeonato é que as vitórias com 3 ou mais gols de diferença, valia 3 pontos (até 1994 uma vitória valia 2 pontos e somente à partir de 1995 por determinação da FIFA; uma vitória passou a valer 3 pontos).

       A equipe de campinas comandada pelo craque Zenon, foi uma das 8 equipes classificadas para as quartas de final do Brasileirão de 1978. As outras 7 equipes foram: Internacional, Palmeiras, Bahia; Santa Cruz; Vasco, Grêmio e Sport.

       Nesta fase o Guarani teve como adversário o Sport de Recife e venceu os dois confrontos de ida e volta (2 a 0 e 4 a 0).

       Na semifinal o feito se repetiu, contra um forte adversário (Vasco da Gama). Foram duas vitórias, 2 a 0 e 2 a 1.

       Já na grande final do Brasileiro de 1978, a equipe de Campinas teve como adversário o Palmeiras. No primeiro jogo realizado na capital paulista; vitória do time de campinas por 1 a 0, gol do camisa 10, Zenon. No segundo e decisivo jogo realizado em Campinas no estádio Brinco de Ouro da Princesa, o resultado se repetiu... 1 a 0 Guarani, gol do centroavante Careca, com apenas 17 anos na época.  

Guarani de Campinas-SP-  o único campeão brasileiro do interior de estado


---------------------------------     xxx   -----------------------------------

IDEAL NA COPA DOS CAMPEÕES
                                                         A conquista do título e a festa
Por Ronaldo de Nazareth

Dando seguimento a sua bela trajetória na Copa dos Campeões-2018, o Ideal Esporte Clube enfrentou na semifinal a equipe do Estrela Azul, em partidas de ida e volta. No primeiro jogo, na casa do adversário, o Ideal venceu por 2 a 1 de virada, gol do artilheiro Lohan. No jogo de volta, no estádio Alcides Campos, empate de 2 a 2 .
Classificado para a grande final, a equipe do Ideal Esporte Clube teve como adversário o Esporte Clube Laranjal.

Na primeira partida da grande final, realizada em Recreio, no estádio Alcides Campos, o Ideal goleou seu adversário sem piedade pelo placar de 5 a 1 com direito a dois gols do artilheiro da copa, Lohan, ficando a um empate do título que seria decidido na cidade de Laranjal no dia 14 de julho-2018, a torcida na praça do Botafogo e em dois ônibus fretados e vários carros com torcedores do azulão, partiram para invadir a cidade de Laranjal-MG para a grande final.

A partida foi de grande emoção para os torcedores presente (torcida de Azulão em maior número), uma vez que logo nos primeiros minutos a equipe da casa abriu 2 a 0 no placar, mas o Ideal não se assustou e ainda no primeiro tempo, marcou seu primeiro gol através do camisa 10 Léo Rocha, reduzindo a diferença no placar para 2 a 1.

No segundo tempo mais emoções…Laranjal fez 3 a 1, mas o Azulão com o apoio de sua torcida, foi para cima em busca do empate que lhe daria o título e mais uma vez Léo Rocha em uma cobrança de falta marcou o segundo gol do Ideal.

Com o placar de Laranjal 3 a 2 Ideal,  o jogo se tornou dramático e emocionante...
Um Jogador que estava no banco de reservas seria o Herói do jogo... chamado pelo Técnico Merica, Emerson carioca entrou e marcou o gol do empate 3 a 3 que deu o título de campeão da liga ao Ideal...

Fim de jogo; torcida do Ideal invade o campo, Ideal Campeão dos Campões 2018. Uma semana depois a grande festa do título foi realizada no pátio de exposição em Recreio-MG com a presença do Goleiro Afonso (goleiro menos vazado) e do Artilheiro da competição, Lohan.  

Flashs da Festa :






Curiosidades e Histórias do Futebol

por Ronaldo de Nazareth


Nenhum comentário:

Postar um comentário